Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
25/01/2010 às 19:28
A Verdade sobre Pivite em Trinca Ferro!

Prezados leitores a amigos! Conforme prometido hoje o tema abordado será pivite ou pivide. A maioria dos Trincas Ferro que atendo na clínica possuem pivite o que com certeza é uma noticia trágica. Sei que magoarei a opinião de muitos colegas e profissionais do ramo com a minha revelação, mas pivite nada mais é do que um espessamento da ponta da língua do pássaro (trinca ferro, sabia, melro, etc) em decorrência de uma alimentação inapropriada por um período de tempo.

 

Aí vem a pergunta: então não é um verme ou deficiência de vitamina A?! Diferentemente do que vocês observam em suas pesquisas pela Internet, infelizmente essa patologia em nada tem haver com verminose. Já aprendemos aqui que singamose é a doença causada por nematóide chamado Syngamus trachea e que não parasita a língua da ave. E a deficiência de vitamina A se manifesta de outra forma criando pseudomembranas na orofaringe da ave, dentre outros sintomas como um pinga pinga de penas ou ainda um bico defeituoso. Já perceberam que curió e bicudo raramente possuem pivite?! A deficiência de vitamina A deveria ser para todos né?! E a alimentação é muito mais pobre em nutrientes. Bicudo e curió na natureza comem sementes, a conformação do bico deles foi feita para isso, diferente de Trinca Ferro ou Sabia, por exemplo.

 

E por que minha ave tem pivite?! Você deve rever os conceitos alimentares dela. Vocês sabem o que um Trinca Ferro come na natureza?! Ele come insetos, frutas e folhas em sua grande maioria. Aí queremos colocar uma mistura de sementes, rações industrializadas e tal e onde entra as frutas, verduras e legumes?! Também não estou dizendo que ração ou mistura de sementes é ruim apenas devemos buscar um equilíbrio sensato e buscar nos aproximarmos o mais próximo da realidade encontrada no habitat de cada espécie. Isso não é só para evitar a formação de pivite, mas o surgimento da maioria dos problemas em cativeiro como hepatopatias, calosidades.. mas isso é uma outra longa história.

 

E como saber se meu pássaro possui pivite?! Alguns sintomas são bem característicos. Passar a língua no bico a todo o momento, estalar o bico, bater o bico no poleiro e o principal colocar comida na água para que fique macia, principalmente ração comercial. Se sua ave faz um ou mais desses sinais provavelmente ela está com pivite. Mas não confundam pivite com sinusite e muda de bico, ok. Na sinusite a ave normalmente espirra e tem secreção nasal.

 

Vejo de tudo nos Fóruns de pássaros na Internet; a ultima foi o uso de nistatina (antifúngico) para acabar com a pivite. O uso de nistatina que é um antifúngico de contato, ou seja, não é absorvido pelo organismo jamais deve ser feito na água de beber e só vai deixar sua ave propensa a ter infecção bacteriana e em nada vai resolver a pivite. Essa da nistatina foi ótima mesmo.. A única opção é a remoção cirúrgica da pivite, mas também não é para arrancar a língua do animal; já vi muitos pássaros sem parte da língua e é horrível de se ver. A remoção é feita com uma pinça e tesoura; é bem simples e fácil e só exige um pouco de treinamento. Na duvida procure o seu médico veterinário especializado de confiança, ok.

 

E como não poderia faltar deixo uma reflexão de Sócrates: ´´ Só é útil o conhecimento que nos torna melhores´´. Um grande abraço e até a próxima!

 

 

Foto do antes e depois da remoção da pivite. Observe na foto da esquerda o espessamento na ponta da língua (neste caso mais escuro) e a foto da direita a ave já sem pivite.

 

Foto de Divulgação: Trinca Ferro sendo atendido.

 

 

 

 

 

 

___________________________________________________

      Dr. Felipe Victório de Castro Bath

   Médico Veterinário CRMV-RJ 8772

Especialista em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens

  Mestre em Microbiologia Veterinária pela UFRRJ

 

Tel.: (21)81014122/ (21)78795270 / ID.:10*96860

(21)32341775 / (21)22786652

  felipebath@hotmail.com / www.niaas.com.br

Consultas e Cirurgias no NIAAS/Centro Clínico No Ar com Hora Agendada

 Rua Haddock Lobo, 452 Lj B Tijuca

 

 

 

 

 

Veja mais sobre Palavra do DR. [+ notícias]

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Mural de Recados

Recados de clientes e amigos do Criatório Montes Claros, Deixe o seu!

 

 

 

Que a Paz do senhor esteja com Vocês sempre

Produzido por